Palavra com o Bp. Josivaldo Batista



                          Exortações de Jesus no livro do Apocalipse
Bispo Josivaldo Batista


Quando o apóstolo João estava exilado na Ilha de Patmos, que até hoje pertence à Grécia, o Senhor Jesus lhe apareceu e lhe mandou escrever, dentre outras coisas, cartas às sete igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Observe o que Ele diz a todas elas:

“Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança...” Apocalipse 2.1,2

“Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.” Apocalipse 2.8,9

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás...” Apocalipse 2.12,13

“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras...” Apocalipse 2.18,19

“Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras...” Apocalipse 3.1

“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar...” Apocalipse 3.7,8

“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras...” Apocalipse 3.14,15

Você reparou bem? Qual a palavra que se repete para todas as igrejas? É “conheço”. O Senhor Jesus conhece tudo da nossa vida. Você convive com a sua família e conhece cada um dos seus familiares, mas não conhece o pensamento deles; o Senhor Jesus, no entanto, conhece. Ele não vê só o que fazemos mas também o que está no nosso coração. 

Você tem consciência disso, não tem? Então, se você sabe que Ele conhece as suas obras, a sua fidelidade, a sua perseverança e a sua humildade, não pode aceitar palavras negativas, que tentam abalar a sua fé e a sua confiança. Você não pode olhar para um problema e se determinar derrotado diante dele, porque o Deus Todo-Poderoso lhe dá a vitória

Outra coisa que você não pode fazer é deixar de orientar as pessoas que andam em caminhos errados. Se, por exemplo, o seu filho faz o que desagrada a Deus, você precisa chamar a atenção dele, pois se não fizer isto estará apoiando o comportamento errado dele. Se você der apoio a quem vive no pecado estará pecando também.

Isso não significa que você deve se tornar inimigo das pessoas que vivem no pecado, não. Você tem que aconselhar, para que elas se arrependam dos seus erros e alcancem a salvação. Se você não aconselhar será o mesmo que empurrar essas pessoas para o inferno. Observe ainda que o Senhor Jesus fala que dentro da igreja existem aqueles que vivem no erro:

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor (...) arrepende-te e volta à prática das primeiras obras...” Apocalipse 2.4,5 

“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas (...) Portanto, arrepende-te...” Apocalipse 2.14-16 

“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto (...) porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te...” Apocalipse 3.1-3 

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente (...) estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3.15-17

Como vemos, o Senhor Jesus dá oportunidade de arrependimento para aqueles que, mesmo conhecendo a Palavra de Deus, e estando dentro da igreja, andam nos caminhos errados. Ele é paciente e espera que a pessoa se volte para Ele, mas também avisa que se não houver arrependimento haverá consequências.
Fonte: http://www.impd.org.br/portal/mensagens_impd.php?id=248