sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como o Jovem pode vencer as tentações?


Observando o exemplo do Senhor Jesus. O Capítulo quatro do Evangelho de Mateus registra uma passagem conhecida como a Tentação de Cristo. E é desse texto que podemos extrair lições espirituais tremendas para todo aquele que quer triunfar sobre as tentações. A palavra de Deus diz que Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo; e depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome (v 1,2). Jesus sabia com bastante clareza qual era o propósito de haver sido enviado a terra, e mesmo tendo forma de Deus, não usurpou ser igual a Ele, antes aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2: 6,7). Ele tinha ciência de suas prerrogativas, mas mesmo assim orou e jejuou, pois sabia que o espírito é o que vivifica, e a carne para nada se aproveita. Se o nosso Senhor precisou jejuar e orar para prevalecer sobre as tentações, imagine cada um de nós vivendo em uma sociedade corrompida onde os valores são invertidos e só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, o adulterar e há homicídios sobre homicídios (Oséias 4: 2). Devemos estar atentos, pois o próprio Jesus falou: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação, o espírito na verdade está pronto mais a carne é fraca".(Mateus 26: 41). Procuremos estar a sós com o Senhor, fechando a porta do nosso quarto e orando em secreto para que quando nós formos tentados, o poder de Deus venha a se aperfeiçoar na nossa fraqueza e nós possamos dizer: Eu sou forte (Joel 3: 10).


Outra lição que podemos extrair do texto é que durante a sua tentação Jesus declarou várias vezes: "Está escrito". Se Cristo não fosse um profundo conhecedor das escrituras, no momento da tentação, as palavras de Satanás poderiam tê-lo ludibriado. Mas Jesus tinha o hábito de meditar nas escrituras e isso fez toda a diferença. "Disse o tentador: Se tu és o filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o levou a cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens ao seu respeito e eles te tomarão nas suas mãos para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o esplendor deles. E lhe disse: Tudo isto te darei se prostrado me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te Satanás porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás." ( Mt 4. 3-10 ). Observando atentamente esta passagem vemos que Cristo foi confrontado com as alternativas que naquele momento pareciam ser a melhor solução para os seus problemas; afinal, Cristo estava jejuando a quarenta dias e quarenta noites e a fome já o incomodava. Porque não transformar as pedras em pães? Ou de repente se atirar de sobre o pináculo do templo e de forma miraculosa ser seguro por anjos desafiando a morte, mostrando para todos que realmente ele era o messias esperado por Israel? Ou quem sabe com uma simples "ajoelhadinha" ser o detentor de todos os reinos do mundo? Isto parece atraente não? Só que a sua sedição neste momento poderia frustrar a sua missão como salvador do mundo. Se Cristo não fosse um leitor assíduo das escrituras, a soberba, a sedução das riquezas e os prazeres mundanos poderiam tê-lo vencido.


Isto é uma grande lição para nós jovens, que durante a nossa vida terrena convivemos diariamente com situações que procuram nos afastar ao máximo da nossa comunhão com Deus. Seja na faculdade, na escola, no trabalho, na rua, em casa ou onde quer que nós estejamos, os banquetes e manjares mais atrativos são postos diante de nós. Por isso é importante memorizarmos textos bíblicos diariamente para sermos prudentes como os crentes bereianos, que conferiam as palavras de Paulo nas escrituras para ver se elas estavam realmente de acordo (Atos 17: 11). Só venceremos a carne e o maligno se a palavra de Deus permanecer em nós e a escondermos em nosso coração para não pecarmos contra o Senhor.


Lembremos jovens, Deus nos chamou desde o ventre de nossa mãe e nos comissionou para uma tão grande obra. Por isso é importante não ceder as tentações, mas vencê-las com vigilância, jejum, oração e leitura da palavra. Façamos isto em louvor, honra e glória ao Senhor dos exércitos, pois nos momentos de maior dificuldade ele nos dará o escape.
Deus abençoe

Um comentário:

  1. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
    Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
    Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? hebreus 13 v7

    Em espirito em verdade temos que ser corrigido porque andava-mos errante longe da presença de DEUS !

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar suas palavras podem ser muito preciosas para todos!